As Mil e Uma Noites - Um livro com muitas aventuras!

Quando você começa a ler, não quer parar mais...

Visitantes

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ali Babá e os Quarenta ladrões

   Havia dois irmãos chamados Cassim e Ali Babá. Cassim prosperou muito e era um dos mercadores mais ricos da cidade, esquecendo-se de seu irmão que não tivera a mesma sorte e vivia vendendo lenha no mercado. Certa vez, quando Ali Babá foi pegar lenha no bosque, viu quarenta ladrões. Estes entraram numa caverna que se abria ao pronunciar-se distintamente: Abre-te, Sésamo, e se fechava ao pronunciar: Fecha-te, Sésamo. Quando estes foram embora, Ali Babá entrou na caverna e descobriu que está estava cheia de ouro, prata, tecidos raros e outras coisas de muito valor. Ele carregou seus três jumentos com ouro e disfarçou com lenha, levando o ouro tranquilamente para casa.
   Mas seu irmão Cassim descobriu as riquezas que seu irmão arrumara tão repentinamente e o pediu para falar como conseguira tal ouro. Ali Babá, com seu humilde coração, revelou a localização da caverna e as palavras para entrar e sair. Cassim, ao chegar lá, ficou deslumbrado com as riquezas da caverna e carregou seus dez jumentos, mas, quando foi sair, esquecera o que dizer para abrir a caverna. Assim, foi morto pelos ladrões. Ali Babá achou seu corpo e mandou sepultá-lo. Ficou com todas as riquezas de seu irmão e desposou sua cunhada. Os ladrões descobriram o que acontecera e planejaram matar Ali Babá, porém as duas primeiras tentativas fracassaram, graças a Morgiana, uma escrava que pertencera a Cassim e agora pertence a Ali Babá.
   Assim foram mortos dois dos ladrões, sobrando trinta e oito. A terceira tentativa também foi fracassada, novamente graças a Morgiana, mas desta vez foram liquidados trinta e sete ladrões, restando apenas o chefe. Este jurou vingança, se disfarçou de mercador e ganhou a confiança do filho de Ali Babá, conseguindo entrar na sua casa. Mas antes que tivesse oportunidade de matar Ali Babá, a fiel Morgiana o reconheceu e o matou, acabando assim com qualquer ameaça que pudesse prejudicar seu amo. Para demonstrar sua gratidão, casou-a com seu filho e eles foram muito felizes juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário